Mentoplastia | Queixo

*A mentoplastia também é conhecida como cirurgia plástica do queixo, cirurgia do contorno cervical ou genioplastia, e objetiva remodelar o mento (parte que envolve mandíbula, pescoço e o um terço inferior da face), aumentando ou reduzindo-o.

A mentoplastia de aumento é a mais comum e nela são utilizados implantes para harmonizar a face. Já a cirurgia para redução do mento é muito mais complexa, pois envolve fraturas no próprio osso, que avança ou recua o mento. Desta forma, a indicação de redução vai além da estética.

Indicação

A mentoplastia é indicada para correção de diversas deformidades funcionais e estéticas. O cirurgião fará uma análise facial e identificará o perfil do paciente, verificando se ele possui uma deformidade de oclusão, esquelética, ou se o mento encontra-se apenas projetado ou retraído, e indicará o melhor procedimento para que o resultado final seja mais harmônico com o restante do rosto.

A cirurgia do queixo também pode ser feita em conjunto com uma lipoaspiração do pescoço, que permite uma melhor definição do contorno mandibular. A mentoplastia também pode ser indicada para auxiliar no tratamento da apneia obstrutiva, ou ainda junto a cirurgia do nariz (rinoplastia), de modo que a face fique com proporções equilibradas, pois o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz.

Em alguns casos, um tratamento ortodôntico de correção de posições dentárias se torna necessário e deve ser feito antes da mentoplastia, pois os dentes influenciam a posição dos lábios e estes determinam a estética do mento no rosto.

Cirurgia

Na mentoplastia de aumento é utilizado um implante, que pode ser de silicone ou mesmo enxerto de gordura. O implante é colocado a partir da ‘loja’, ou seja, inclusão a partir de uma incisão na parte inferior do queixo ou por dentro da boca. No caso do implante a cirurgia varia de 1 a 2 horas, com anestesia local associada com sedação. A alta é dada no mesmo dia, sendo que a prótese é mantida imobilizada por cerca de uma semana e caso a lipoaspiração do pescoço tenha sido realizada em conjunto, há também a proteção com uma faixa.

Quando a mentoplastia envolver o osso, ele precisa ser serrado e depois reposicionado, sendo fixado com placas e parafusos na nova posição, por isto é um procedimento bem mais invasivo e complexo, sendo mais demorado e, nestes casos, se opta pela anestesia geral.

No pós-cirúrgico o local é imobilizado por até duas semanas e o paciente só é liberado da internação após avaliação médica.

Resultados

O período pós-cirúrgico da mentoplastia demora de 2 a 6 meses, para que o resultado seja mais visível. Os primeiros 15 dias são caracterizados pelo inchaço e vermelhidão da região, período em que também pode ocorrer dormência do lábio e queixo. De 2 a 3 meses, o edema (inchaço) desaparecerá e os primeiros resultados poderão ser notados.

O resultado final só será bem percebido após 6 meses da cirurgia, onde o queixo já está harmonizado com o rosto e pescoço e o paciente mais satisfeito com sua aparência.

Fale Conosco

Preencha os seus dados de contato abaixo para mais
informações e orçamentos.

Endereços

Barra da Tijuca – Espaço Médico Le Monde

Av. das Américas, 3500, bl 4, (Toronto 3000) Portaria 1 – Sl 606

Niterói

Rua Mem de Sá, 19 – Sl 412/413, Icaraí.

Recreio

Av. Das Américas, 12.900 (América Avenue Business Square) Sl 515C

Camboinhas

R. Raul de Oliveira, 44 Niterói – RJ

Telefone(s):

Barra da Tijuca

(21) 3282-5222 | 3282-5333

Niterói

(21) 3608-1222 | 98139-8888 | 98330-1453

Recreio

(021) 3851-8041

Camboinhas

(021) 3492-9448

Horários

Barra da Tijuca

8:00h às 17:30

Niterói

8:30h às 18:00